nav-left cat-right
cat-right

Maria Aparecida de Britto Cosenza

Natural de Ribeirão Preto, ex-aluna e ex-professora do Colégio N. S. Auxiliadora, onde estudou desde o jardim da infância até terminar o curso de professora normalista. Fez concomitantemente o colegial-clássico no Colégio Estadual Otoniel Mota. Licenciatura em Letras do Instituto “Sedes Sapientiae” da PUC de São Paulo. Especialização em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto. É também bacharelada em Turismo, pela Faculdade Ideal de São Paulo.

Fez os seguintes cursos de extensão universitária e atualização: Dinâmica de Grupo aplicada ao Ensino de Português; Análise Semântica; O audiovisual no Ensino da Literatura; O Fenômeno Poético em Língua Portuguesa; Lingüística e Estilística Aplicada; Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, A Literatura e as outras Artes; Dinâmica de Grupo para monitores de Cursos; Literatura Infantil e Juvenil, Técnicas Audiovisuais de Educação; Caracterologia, todos na PUC de São Paulo.

Participou também do curso: “Education in England” em Londres, Inglaterra. Participou do I Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Ribeirão Preto e do V Seminário Latino-Americano de Literatura Infantil e Juvenil da 9ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. Teve participação no Seminário de Estudos e Divulgação da Lei Federal nº 5.692/71 em São Paulo e no I Congresso Regional de Educação de Ribeirão Preto. Participou de vários eventos do Projeto Cultural Sur em Havana, Cuba, do Seminário Cultural do Brasil em Montreal, Canadá e também em Barcelona, Espanha. Teve participação na IIIª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

Aposentada do magistério público estadual, foi professora do Colégio Estadual São Paulo e do Colégio Estadual Romão Puigari, ambos na cidade de São Paulo. Lecionou ainda no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont em Ribeirão Preto, no Colégio Amaral Furlan em Sertãozinho, no Colégio Estadual Dolores Belém Barbosa em Pontal e no Colégio Estadual Plínio Berardo de Jardinópolis. Professora no Senac de Ribeirão Preto e no Senac de São Paulo. Trabalhou também no Colégio Osvaldo Cruz de São Paulo. Em Ribeirão Preto além do Colégio N. S. Auxiliadora, lecionou ainda no Colégio Sta. Úrsula, Colégio Brasil, no curso de Letras do COC e atualmente é professora de Latim no Curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá.

Criadora do lema da Academia Ribeirão-pretana de Educação: “In Totum Hominem Promovere”.