nav-left cat-right
cat-right

Rosa Angela B. F. Vassimon

Natural de Jaboticabal-SP, dá seus primeiros passos escolares pelas mãos de seus pais e de familiares comprometidos com a Educação, que ao perceberem suas habilidades foram alimentando-a na busca do saber e o aprender para partilhar.

Formada pela antiga Escola Normal do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto-SP, em 1965, teve a primeira oportunidade profissional na própria Instituição. Vivenciou os princípios educacionais do religioso São João Bosco e se apaixonou pela sua experiência de filiação divina e fraterna, passando adotá-lo como exemplo de educador. Rosa Angela descobre suas habilidades e competências para liderar, ainda jovem, e assume a Coordenação de “Grupos de Jovens” com objetivos formativos.

Em 1968, ingressa na Instituição Arnaldo Ribeirão Pinto, fazendo parte de uma equipe multiprofissional, atendendo crianças e jovens carentes, com atividades voltadas para o desenvolvimento psico-físico-social-espiritual.

Amplia seus objetivos educacionais, assessorando jovens seminaristas do Seminário Santa Rita de Cássia, Ribeirão Preto-SP.

Passa por uma experiência de Gestão Educacional, em 1976, no Parque Infantil de Vila Lobato.

De 1968 a 1976 faz a graduação em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração Escolar, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP, hoje, Centro Universitário.

Em 1972 é convidada para assumir a Coordenação do Serviço de Orientação Educacional do Ateneu Barão de Mauá e da Faculdade Barão de Mauá. Confirma seu idealismo educacional e inicia sua participação em Congressos, Simpósios, Cursos que contemplam os rumos da Educação e da Orientação Educacional, conquistando Registros e Pareceres Profissionais.

Aprimorando o conhecimento, cursa a pós-graduação em Psicologia Educacional, Lato-Sensu no ano de 1972, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP.

Em 1973, inicia o programa de pós-graduação, Mestrado, em Filosofia da Educação no Instituto Piracicabano de Educação, Piracicaba-SP.

Comungando com a Filosofia da Instituição Educacional Barão de Mauá, a partir de 1973, passa fazer parte, também, do corpo docente nas áreas de: Psicologia Educacional, Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar e Estágio Supervisionado, nas respectivas áreas.

No curso de Pedagogia, inicia parcerias com Instituições Sociais, levando os futuros educadores ampliarem sua visão educacional e compromisso social. Vivencia outra oportunidade, como docente, na Faculdade de Educação Santa Rita Cássia-SP, na área de Psicologia Geral.

Estando totalmente envolvida com as questões educacionais, é convidada para coordenar grupos de jovens objetivando: acompanhamento, aconselhamento e encaminhamento, assim como, assessoramento aos seminaristas do Seminário Santa Rita, Franca-SP, a partir de 2000.

Pertencendo ao corpo docente do curso de Enfermagem, do Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP, participou da Coordenação do 1º Curso de Pós- Graduação, Lato-Sensu, assim como, do 1° Curso de Pós–Graduação de Psicopedagogia. Completando a área de Coordenação atuou no 1º Curso Seqüencial de Psicopedagogia .

Proferiu e profere palestras relacionadas com a Orientação Educacional e Profissional, Relações Humanas e Trabalho Preventivo, Educação Sexual para Crianças e Adolescentes, Principais Aspectos Envolventes no Processo de Gestação e outras.

Participou e continua atuando na Coordenação do Programa de Atualização Continuada para Docentes da Instituição Barão de Mauá, assim como, da elaboração e execução de Projetos Educacionais, Semanas de Estudos, Bancas de Apresentação de TCC do Curso de Pedagogia.

Após a trajetória de 36 anos envolvida nas questões de formação e tendo como pilares: vontade, responsabilidade e consciência profissional centrados em valores éticos, morais e sociais continua a caminhada educacional no Ateneu Barão de Mauá, como Orientadora Educacional, no Centro Universitário Barão de Mauá, como docente do Curso de Pedagogia e Assessora Educacional / Pedagógica no Curso de Medicina.

Abraçando como verdadeira a partilha nas ações sociais participa do Projeto “Sol Amigo”: prevenção contra o câncer de pele, Projeto “Ser Vida” voltado às Instituições que atendem crianças, adolescentes e idosos carentes.

Acreditando que tem possibilidades de ampliar suas ações educacionais e sociais, Rosa Angela está sempre disposta a continuar fazendo parcerias com atividades voltadas para sua área de atuação.