nav-left cat-right
cat-right

Filomena Elaine Paiva Assolini

FILOMENA ELAINE PAIVA ASSOLINI, é natural da cidade de Ribeirão Preto, SP, onde, desde as primeiras letras vem desenvolvendo toda a sua carreira no magistério.

É formada em Pedagogia e Letras pela Instituição Moura Lacerda, além de ter cursado bacharelado em Psicologia pela FFCLRP-USP.

Após a conclusão dos cursos de graduação realizou inúmeros cursos de especialização e aperfeiçoamento, dentre os quais destacam-se: cursos de pós-graduação lato-sensu, nível de especialização em Lingüística e Língua Portuguesa, pela UNESP-Araraquara, SP, curso de Introdução aos Estudos Literários, também pela mesma universidade e o curso de Didática e Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro Universitário Moura Lacerda.

Dando seqüência à sua formação profissional, Elaine Assolini, fez o curso de pós-graduação em nível de Mestrado, área de concentração Psicologia, pela FFCLRP-USP (Departamento de Psicologia e Educação). Sua dissertação de Mestrado abordou a questão da prática da leitura parafrástica, isto é, a leitura que se caracteriza pela reprodução de sentidos predeterminados.

O Doutorado, também realizado junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP (Departamento de Psicologia e Educação) foi concluído em dezembro de 2003. A tese, intitulada “Interpretação e Letramento: os pilares de sustentação da autoria”, mostrou que o discurso pedagógico escolar – DPE – não possibilita ao educando ocupar o lugar de intérprete, condição necessária para que ele possa produzir textos caracterizados pela criatividade e pela autoria.

Os trabalhos científicos desta professora e pesquisadora têm contribuído para o enriquecimento do campo de conhecimento sobre a problemática educacional, em particular no que se refere às questões que envolvem a leitura, a escrita e o letramento.

A Professora Elaine escalou inúmeros degraus da carreira do magistério. Iniciou sua vida profissional como professora de Educação Infantil no Colégio Moura Lacerda. É professora concursada da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto tendo atuado no Ensino Fundamental, da primeira à oitava série e no Ensino Médio no Colégio Moura Lacerda onde ministrou aulas de História da Educação e Filosofia da Educação e no Ensino Médio Profissionalizante, curso Magistério, no período de 1989 a 1993.

Teve atuação também como professora de Língua Portuguesa e Redação para o Ensino Médio Regular e Profissionalizante no mesmo colégio, de 1994 a 1998.

Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Instituição Moura Lacerda de Ribeirão Preto, atuou, em 1994, como professora substituta ministrando a disciplina História da Educação para o curso de Pedagogia. Posteriormente, em 1995, contratada por aquela faculdade, ministrou aulas de Língua Portuguesa para o curso de engenharia e, a seguir, passou a ministrar aulas de Psicologia da Educação para os cursos de Licenciatura (Pedagogia, Letras, Matemática), atividade que exerce até hoje.

Foi contratada pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, para ministrar aulas de Lingüística Aplicada à Fonoaudiologia e Aquisição da Leitura e da Escrita, para o curso de Fonoaudiologia daquela universidade.

Atua, desde 1999, como professora de cursos Pós-Graduação, Especialização “Lato-Sensu”, ministrando módulos de Psicopedagogia da Leitura e da Escrita e Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita no Centro Universitário Moura Lacerda, como também no Núcleo de Educação a Distância no curso de Psicopedagogia da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, SP.

Consta de seu currículo, uma série bastante extensa de orientações em atividades de pesquisa a alunos de diversos cursos de pós-graduação.

Como assessora técnico-educacional, da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, desde 1998, até os dias atuais, tem-se dedicado à concepção e implementação de inúmeros e importantes projetos e programas educacionais destinados a formação de professores, à melhoria da qualidade do ensino oferecido aos educandos do ensino fundamental municipal e aos estudantes-estagiários, oriundos de diversas instituições de ensino superior públicas e privadas de Ribeirão Preto e região.

Elaine Assolini, tem sua história na Secretaria Municipal de Ensino marcada/caracterizada pela concepção de que o professor é um profissional humano que ajuda o desenvolvimento pessoal e intersubjetivo do aluno, sendo um mediador de seu acesso ao conhecimento, é um ser de cultura que denomina sua área de especificidade científica e pedagógica-educacional e seus aportes para compreender o mundo, um analista crítico da sociedade, que nela intervém com sua atividade profissional, um membro de uma comunidade científica, que produz conhecimento sobre sua área e sobre a sociedade.

No que concerne às atividades científicas, possui diversos artigos publicados em periódicos de circulação nacional.Tem participação acentuada em cursos, congressos, seminários, simpósios, conferências em caráter nacional e internacional bem como em reuniões científicas e semanas de estudo. Tem apresentado e publicado trabalhos em cadernos de resumos de eventos científicos (simpósios, congressos e seminários nacionais e internacionais). Participação destacada como debatedora em simpósios e trabalhos apresentados por alunos da FFCLRP-USP, e também como avaliadora em Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.

É autora da obra “Câmara Municipal – Aqui também é sua Casa”, em co-autoria com a Professora Afonsa Sampaio.

Faz parte do Conselho Consultivo da Revista Caderno de Pedagogia do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda e, também, do Conselho Consultivo da Revista PLURES-Humanidades do Programa de Mestrado em Educação daquele Centro Universitário.

Participação efetiva em bancas examinadoras de cursos de pós-graduação, em nível de especialização e mestrado.

Faz parte, atualmente, de grupo de pesquisa de Projeto Integrado, financiado pelo CNPq, que é coordenado pela Prof. Dra. Leda Verdiani Tfouni.

Tem atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade, tendo participado como membro efetivo de comissão organizadora da Semana da Pátria em Ribeirão Preto, durante 03 anos e é membro integrante do Programa da UNICEF para erradicação do trabalho infantil.

Suas atividades estendem-se também a setores administrativos, havendo exercido o cargo de Assistente de Direção em EMPG e como Conselheira Titular do Conselho Municipal da Cultura.

Além de haver sido aprovada em concursos promovidos pela PMRP, assumindo os cargos ali citados, tem também participado de outros concursos, inclusive em outras cidades.

Pertence ao quadro de sociedades científicas: Abralin – Associação Brasileira de Lingüística, GEL-Grupo de Estudo Lingüísticos e agora, a esta Academia Ribeirão-Pretana de Educação.

Foi alvo de homenagens com o recebimento de diploma de Honra ao Mérito, conferido pelo SESC, por participação em concurso educacional.

Recebeu também o título de Honra ao Mérito Cultural, concedido pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, em sessão solene pelos 147º aniversário de Ribeirão Preto, pela relevante colaboração prestada à produção cultural, bem como à divulgação do nome da cidade.

Tem entrevistas concedidas a jornais e revistas desta cidade.

Participação de equipe de avaliadores/júri do II Concurso de Produções Ilustrativas e Textuais Infantis e Juvenis, realizado pelo Colégio Anchieta e Editora Ática.