nav-left cat-right
cat-right

Luis Carlos Raya

Nascido em Rio Claro, estado de São Paulo, onde freqüentou grupos escolares estaduais (“Cel. Joaquim Saies” e “Marcelo Schmidt”), cursos ginasial e colegial no Colégio Estadual e Escola Normal “Joaquim Ribeiro”, e curso técnico de contabilidade na Escola Técnica de Comércio “Prof. Arthur Bilac”.

Médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo formado em 1960. Residência no Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto. Curso de pôs graduação e doutorado na mesma Faculdade; especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Médica Brasileira; ex docente de Pediatria da FMRP – USP; foi presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Sociedade Latino – Americana de Investigação Pediátrica e do Departamento de Pediatria do Centro Médico de Ribeirão Preto; foi Secretário Municipal da Saúde de Ribeirão Preto por duas vezes (1983-1988 e 1993-1 996); ex-presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras, da qual é vice-presidente e membro vitalício (cadeira número 08, patrono Humberto de Campos). Sócio jubilado da Associação Médica Brasileira e remido da Associação Paulista de Medicina.

Publicou e/ou apresentou em congressos médico—científicos dezenas de trabalhos, e ministrou centenas de aulas, palestras e conferências, sobre problemas médicos, sociais, de saúde pública e doutrinárias – espíritas. Participou, como membro titular, por nove vezes, de bancas examinadoras de concursos públicos de mestrado e doutorado na USP.

Livros publicados: “Educação, Caminho para a Liberdade” (Ed. Raya Júnior, Rio Claro, 1978) e “Da Infância à Adolescência, da Teoria a Prática” (Ed. Franciscana, Piracicaba, 1981). Capítulos de livros: “Medicina, Amor e Mediunidade”, in “A Destinação do Brasil” (IBRAFAN – Franca, 2.000); “Saúde: Conceitos Abrangentes” e “Ciências Médicas versus Ciências Sociais” in “Saúde – Conceitos Abrangentes” (FRASCE – Rio De Janeiro, 2.000).

A colaboração na imprensa tem sido: em 1976, coluna semanal sobre “Saúde das Crianças”, na página feminina sob responsabilidade da jornalista Maria Cecília Ribeiro em “Diário da Manhã”; 1976 – 1977: coluna semanal sobre temas de “Orientação Educacional” em “O Diário”; 1977 – 1978 : coluna sobre temas médicos, sociais, educacionais e políticos no suplemento dominical “Atualidades” de “O Diário”; 1979 a 1989 : crônica diária sobre assuntos do cotidiano e coluna dominical sobre temas médicos sociais, educacionais e políticos no “Diário da Manhã”; colaborou nos jornais “A Palavra”, em 1961 -1962; “Ora Veja” em 1979; “Contudo”, em 1981 – 1982; artigos médicos e sociais publicados mensalmente no jornal “Centro Médico – Noticias” desde 1984 até hoje; todos de Ribeirão Preto. Colaborador bissexto de outros órgãos da imprensa médica e leiga.

Foi pediatra do Instituto de Medicina Especializada “Pedreira de Freitas” e do Hospital São Lucas, de Ribeirão Preto, presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal do Centro Médico local, Membro do Conselho Editorial da revista “Ser Médico”, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Diretor Cínico e docente da Faculdade de Medicina “Barão de Mauá” (disciplina de Ética Médica).