nav-left cat-right
cat-right

Rosa Maria Britto Cocenza de Oliveira

Nome: Rosa Maria Britto Cosenza de Oliveira.
Nacionalidade: Brasileira.
Naturalidade: Ribeirão-Pretana.
Estado civil: Casada.
Nome do Cônjuge: Paulo Sérgio de Oliveira.
Profissão do Cônjuge: Advogado, ator, diretor e escritor teatral.
Endereço: Rua Francisco Otávio Pacca, 365 Ribeirão Preto-SP. Tel.: (Oló) 39651979
CEP: 14095-090

BREVE “CURRICULUM VITAE”:

ROSA MARIA BRITTO COSENZA DE OLIVEIRA. Natural de Ribeirão Preto-SP, formada pela Escola Normal, é também licenciada em Línguas Neolatinas, pedagoga e advogada. Aposentada do magistério oficial, como Diretora de Escola, leciona ainda Lingüística no Curso de Letras e também Linguagem Forense no Curso de Direito, ambos do Centro Universitário “Moura Lacerda”, em Ribeirão Preto-SP. Em Jaboticabal-SP, é coordenadora e leciona Didática, nos cursos de Pós-Graduação – Ensino a Distância – na Faculdade de Educação São Luís. Possui mestrado e doutorado em Letras, na área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa, pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) – Campus de Araraquara-SP. É membro titular do Conselho Municipal de Cultura, na área de Literatura, em Ribeirão Preto-SP, tendo sido eleita presidenta em julho de 2004.

Viveu um ano em Santiago do Chile, onde cursou Ciências Sociais, pelo ILADES (Instituto Latinoamericano de Doctrina y Estudios Sociales), como bolsista. Fez dois estágios de Língua e Civilização Francesa, na França, como bolsista do governo Francês, na Universidade de Aix-en-Provence e na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris.

É membro da U.B.E. (União Brasileira de Escritores), da Academia Ribeirãopretana de Letras, onde ocupa a cadeira nº 38, cujo patrono é o escritor Oswald de Andrade; foi eleita por unanimidade para ocupar a cadeira nº 21 da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas, cujo patrono é o Dr. Evandro Cavalcanti Lins e Silva; é membro fundador da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto-SP e da ALARJ (Academia de Letras e Artes Joaquinense) de São Joaquim da Barra-SP). Pertence à Ordem dos Velhos Jornalistas e à diretoria do Centro do Professorado Católico de Ribeirão Preto, como oradora. É também patrona da cadeira nº 29 da Academia Ribeirão-pretana de Educação.

Escreve sua crônica dominical no jornal “A Cidade” de Ribeirão Preto-SP, sob o título de “Nosso Encontro”. Foi redatora do antigo jornal “Diário de Notícias”, que pertencia à arquidiocese de Ribeirão Preto-SP. Tem crônica e contos premiados. É autora do livro de contos “O 7º Sentido”, publicado em 1992, pela João Scortecci Editora, em São Paulo-SP, tendo sido classificada em 2º lugar no 8º Concurso Nacional de Obras Publicadas, promovido pela ALECI (Academia de Letras e Ciências) de São Lourenço-MG. Possui artigos científicos e de artes, publicados em várias revistas especializadas. Em co-autoria com a Profa. Nilva Mariani, publicou, em 1998, pelo Centro Universitário “Barão de Mauá, em Ribeirão Preto-SP, o livro “Português tal qual se fala no Brasil, para estrangeiros”, tendo recebido cumprimentos do Senhor Ministro da Educação, Prof. Dr. Paulo Renato Souza, por essa obra. Participou de várias antologias de poemas, publicadas em espanhol, francês e português. Publicou, em 2004, o mini-livro de trovas intitulado “Gotas de Oração”. Em outubro de 2000, no Canadá, proferiu palestra na União dos Escritores de Quebec, sobre Lingüística e Criação Literária; em maio de 2001, realizou palestra sobre a relação professor/aluno, em Brasília-DF, na Escola Normal modelo de Ceilândia (cidade satélite); em novembro de 2002, em Barcelona-Espanha, pronunciou palestra, em espanhol, no Centro Cultural, sobre a construção do poema em Carlos Drummond de Andrade, por ocasião do centenário de seu nascimento – todas pelo “Proyecto Cultural SUR”.

Recebeu, em 1998, o título de cidadania emérita, pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto-SP, pelos relevantes serviços prestados à comunidade ribeirão-pretana e, em 2002, foi agraciada com o diploma de Mérito Cultural, também pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto-SP. Foi diretora do Departamento Municipal de Educação e do Departamento Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto-SP. Atualmente, é vice-presidente da Associação dos cidadãos ribeirãpretanos e eméritos, coordenadora nacional de literatura do “Proyecto Cultural Sur” e diretora cultural da Associação Brasil/Grécia.

• Tradução do livro “As Responsabilidades da Igreja na América Latina: Aspectos Teológicos e Sociológicos”. Coleção (CERIS) – Sociologia Pastoral – n° 1. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1965.

• “Nosso Encontro”, crônica dominical, publicada no jornal “A Cidade”, de Ribeirão Preto-SP, desde 1990.

• “O Combate”, conto classificado em primeiro lugar no II Concurso de Contos da AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) – 1991.

• “O 7° Sentido”, livro de contos. São Paulo: João Scortecci Editora, 1992. Segundo lugar no 8° Concurso Nacional de Obras Publicadas:

• ALECI (Academia de Letras e Ciências de São Lourenço-MG. 1997.

• “Discurso Didático e/ou Discurso Político”, comunicação publicada nos XXI Anais do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos)-Ribeirão Preto-SP. 1993.

• “Nostalgia”, crônica classificada em 7° lugar no I Concurso de Crônicas da AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) – 1993.

• “Poemas”, publicados na “Antologia Poética da João Scortecci Editora na 13° Bienal Internacional do Livro”. São Paulo, 1994.

• Tratamento lingüístico do vídeo de Paulo de Oliveira, “0 Sonho não Acabou”, misto de documentario e ficção sobre Tiradentes. 1995.

• “Frustração”, conto classificado em terceiro lugar no Concurso Literário da Secretaria Municipal de Cultura. Santana do Parnaíba-SP. 1996.

• “A Manipulação Politica no Percurso Didático da Interpretação de Textos”, comunicação publicada in “O que quer o que pode esta língua? Brasil/Portugal: o ensino de língua portuguesa e de suas literaturas.” Publicação dos Cursos de Pós-Graduação em Letras, Araraquara-SP: FCL-UNESP-Ar. – 1997.

• “Texto Didático e Argumentação Política”, in Revista MONTAGEM 2. Ribeirão Preto-SP: Instituição Moura Lacerda, 1997.

• “Português tal qual se fala no Brasil, para estrangeiros”, em co-autoria com a profa. Nilva Mariani. Ribeirão Preto-SP: Publi-Mauá, 1998.

• “Do Mito Religioso ao Mito Político: Metáfora e Antítese”, in Revista MONTAGEM 3. Ribeirão Preto-SP: Centro Universitário Moura Lacerda, 1998.

• “Criatividade e Produção Literária”, in Revista FOCO. Ribeirão Preto-SP: Departamento de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda, 1998.

Atividades exercidas:

• Professora de Português, Francês, Latim e Espanhol, no magistério púlico estadual e municipal, e no magistério particular de 1° e 2° graus, e cursos supletivos, em Ribeirão Preto-SP, já aposentada. Diretora de escola pública estadual e municipal, de l° e 2° graus, em Ribeirão Preto e na região, já aposentada.

• Professora universitária de Filosofia da Religião, na Faculdade de Serviço Social da UNAERP, em Ribeirão Preto-SP,1962/64.

• Professora universitária de Lingua Francesa, Cultura Brasileira e Lingüística, na Faculdade de Educação “São Luís, em Jaboticabal-SP, de 1973 a 1976.Chefe do Departamento de Letras, de 1974 a 76.

• Professora universitária de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nas Faculdades de Letras Moura Lacerda e Barão de Mauá, em Ribeirão Preto-SP, de 1977 a 1997. Chefe do Departamento de Letras e Coordenadora dos Cursos da Fac. de Filosofia, Ciências e Letras da Instituição Moura Lacerda, em Ribeirão Preto-SP, de 1990 a 1992.

• Diretora dos Departamentos Municipais de Educação (l969 a 1973) e de Cultura (l980 a 1983),em Ribeirão Preto-SP.

• Realização de cursos e palestras a professores, sobre interpretação de textos, redação, literatura e avaliação escolar, em Ribeirão Preto e Santos – SP – de 1993 a 1998.

Atividades atuais:

• Advogada n° 105.183 da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo.

• Professora universitária de Lingüística, no curso de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda e da Uni-Mauá, em Ribeirão Preto-SP.

• Professora de Didática nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Educação “São Luís”, em Jaboticabal-SP.

• Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras, ocupando a cadeira n° 38, cujo patrono é o escritor Oswald de Andrade.

• Membro da UBE (União Brasileira de Escritores).

• Membro fundador da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto-SP.

• Membro fundador da ALARJ (Academia de Letras e de Artes de São Joaquim da Barra-SP).

• Oradora da diretoria do Centro do Professorado Católico de Ribeirão Preto-SP.

• E-mail como professora dos Cursos de pós-graduação da Faculdade de Educação “São Luís”, de Jaboticabal-SP: rosam.saoluis@netsite.com.br