nav-left cat-right
cat-right

Sebastiana T. Barros

Em breve disponibilizaremos aqui o texto completo.

ACADEMIA RIBEIRÃO-PRETANA DE EDUCAÇÃO Biografia da Patronesse:
Educadora Sebastiana Tereza Barros ( Irmã Sebastiana ) Diante da importância dos Patronos da Academia Ribeirão-Pretana de Educação, ficaria difícil fazer uma escolha.

Procurei então conhecer a trajetória educacional do patrono da cadeira número10. Foram fatos que me fizeram reviver princípios educacionais centrados na Educação Salesiana.e movida por muita emoção e honra, bateu em meu coração uma vontade enorme de ser aceita pela educadora Sebastiana Tereza Barros (Irmã Sebastiana).

Como educadora, Irmã Sebastiana, iniciou sua peregrinação em 1927 na Escola Normal do Colégio Auxiliadora, em Ribeirão Preto e em 1959 tornou-se Irmã da Ordem das Salesianas. Ao terminar o noviciado foi para São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, objetivando ajudar na formação de um Colégio da Congregação. De 1965 a 1970, pelo mesmo motivo, esteve em Uruguaiana.

Em 1970, de volta a Ribeirão Preto, passou a coordenar as turmas de 7ªs e 8ªs séries do Colégio Auxiliadora, Departamento de Esportes, sendo também, responsável pelas disciplinas de Organização Social e Política Brasileira, História e Religião. Ficou no Instituto até aposentar-se. A partir de 1987, assumiu uma das atividades que considerou a mais gratificante: o compromisso social que a levou à periferia de Ribeirão Preto, dedicando-se às crianças carentes da Vila Abranches.

Com a Criação do Projeto Esperança, adotado no Quintino Facci II, ajudou a construir um galpão utilizado pela comunidade para realização de atividades sociais. Em 1991, passou a trabalhar na comunidade de Nova Simione, reunindo crianças embaixo de uma árvore. Aos poucos os pais começaram participar.

Em 1993, iniciaram a construção de um novo galpão. Hoje, culminando com o idealismo de Irmã Sebastiana, o Projeto Social de Nova Simione oferece alfabetização de crianças e adultos, reforço escolar, cursos semiprofissionalizantes de culinária, corte e costura, jardinagem e eletricidade.

Pelos exemplos educacionais, sociais e fraternos, agradeço imensamente a oportunidade de apresentar Irmã Sebastiana Tereza Barros como minha patronesse. _______________________________ Rosa Angela Belini Fraguas Vassimon Neo-Acadêmica