nav-left cat-right
cat-right

Memórias da ARE

FUNDAÇÃO DA ACADEMIA RIBEIRÃO-PRETANA DE EDUCAÇÃO

No último dia 3 de agosto de 2002 , no restaurante Fazenda de Minas , Rua 7 de setembro , 1666 , após reunião ordinária da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras , foi proposta aos membros presentes, e aprovada por unanimidade, a Fundação da ARE- Academia Ribeirão-pretana de Educação , idealizada pelo presidente da ARL , Prof. Antônio Carlos Tórtoro.

O adjetivo Ribeirão-pretana , na sua denominação oficial , está colocado somente para determinar o local de sua sede ( Ribeirão Preto) mas pretende congregar Educadores de todo o território nacional .

O endereço oficial da ARE será Avenida Santa Luzia , 84 , Sumaré , Ribeirão Preto –SP, ( Sede do SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo ) .

A atual Diretoria Provisória é composta pelos professores : Antônio Carlos Tórtoro ( Presidente) , Dr Luis Carlos Raya ( Vice-presidente) , Ely Vieitez Lanes ( Secretária ) e Waldomiro Waldevino Peixoto ( Tesoureiro) .

A Diretoria Provisória recebeu dos presentes a incumbência de dirigir a Entidade até a eleição da primeira Diretoria da ARE , devendo , até a posse dos membros desta última, redigir, aprovar e registrar o Regimento Interno e os Estatutos. Compor e aprovar as insígnias da Entidade , estabelecer os Patronos das cadeiras ( em princípio , às 33 primeiras Cadeiras serão dados os nomes dos professores Ribeirão-pretanos homenageados em solenidade realizada no Teatro Pedro II no final do mandato do Prefeito Jábali ) admitir e empossar os novos acadêmicos , realizar a eleição da primeira Diretoria e dar posse aos membros ( Instalação) .

Por deliberação dos presentes os membros da ARL , professores e ou/ Especialistas em Educação , passam , automaticamente a integrar o quadro de Membros Efetivos da ARE ( se assim o desejarem e se manifestarem por escrito até o momento da Instalação, sem data prevista) .

A Diretoria Provisória , dando início às suas atividades designou os acadêmicos : Nilva Mariani, Rita M . Mourão , Ely Vieitez Lanes, Dr Luis Carlos Raya, Waldomiro Waldevino Peixoto , Dr Alfredo Palermo e Antônio Carlos Tórtoro para integrar a comissão que até o dia 14 de setembro de 2002 deverá apresentar os projetos de Estatutos e Regimento Interno .

HINO DA ARE – ACADEMIA RIBEIRÃO-PRETANA DE EDUCAÇÃO

Letra : Antônio Carlos Tórtoro
Música : Wilson Salgado

REFRÃO

ARE, ARE , ARE ,
Academia de Educação
In totum hominem promovere
Eis sua maior missão .

ARE , ARE , ARE
Academia de Ribeirão
In totum hominem promovere
Desde a sua fundação .

Do seio da ARL,
De Letras , academia .
No início do novo século
Nasce forte um sodalício
Dedicado à Educação .
E seus oito fundadores
Legam-no a Ribeirão .

Com nobres objetivos
Nos passos de Anchieta,
Primeiro Mestre do Brasil,
A nova academia
Abre seu enorme coração
Para uma nova empreitada
Na área da Educação.

REFRÃO

E uma noturna ave,
Ostenta azul moradia,
Sinal de sabedoria,
Do grupo Educacional .
A coruja de olhar atento
Parece prever a sorte
E augurar eventos mil.

É a nau de almas nobres
Mestres inesquecíveis
Apadrinhando Cadeiras
Tomadas por imortais.
Acrescendo uma nova história ,
Nesta cidadela da cultura ,
A páginas de outras glórias .

REFRÃO