nav-left cat-right
cat-right

IRENE COIMBRA DE OLIVEIRA CLAUDIO

IRENE COIMBRA DE OLIVEIRA CLAUDIO

 

SAUDAÇÃO À IRENE COIMBRA DE OLIVEIRA CLÁUDIO
(Discurso do paraninfo na sessão solene de posse – dia 10 de agosto de 2013 – Hotel Nacional).

Mais uma vez as portas desse sodalício, idealizado e fundado por mim, e mais oito membros da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras, em 2002, se abrem para acolher em mais uma sessão solene da ARE – Academia Ribeirão-pretana de Educação, um novo membro que ocupará a Cadeira antes ocupada pela saudosa Lisete Casagrande e que tem como Patrono o inesquecível Prof. Renato Hélios Migliorini.
Nossa academia, que congrega imortais e inesquecíveis nomes da história da Educação ribeirãopretana, recebe na noite de hoje, para ocupar a Cadeira de número 28, uma educadora que virá escrever, junto com os demais membros da ARE , a história da educação recente e futura de nossa cidade e região.
Acabamos de comemorar no último dia 3 de agosto, o décimo primeiro ano de vida desse sodalício, e, de presente,  estamos recebendo nessa noite de gala, a esperança de, doravante, termos sempre conosco a simpatia, a alegria, a disposição para realizar, a dinamicidade, a coragem, a ousadia de Irene Coimbra.
Nossa colega de ARE, Ely Vieitez Lisboa, Patrona da Cadeira no. 7,  costuma dizer que Irene é Midas que tudo em que toca, na Cultura e na Educação, vira ouro. Irene enfrenta empecilhos, dificuldades e sempre vence com sua força de vontade incansável,  espírito prático e intrepidez. Ainda segundo Ely, e faço minhas as palavras dela, Irene é idealista, e tem uma característica muito rara: Ela não viaja só. Sempre que acredita em uma ideia, um projeto, dedica-se com denodo e garra férrea, todavia, nunca parte sozinha em busca de seus sonhos. Agrega, reúne, estimula. É guerreira entusiasta, espécie rara. E Ely finaliza: enquanto houver na Cultura, na Educação, na Literatura e  na Arte, gente como Irene, tudo florescerá com pujança, e tal semeadura, com certeza, com terra tão bem amanhada, e com bons semeadores, produzirá, biblicamente, cem por um.
É esse o novo nome que virá somar esforços junto à ARE  no trabalho incansável dedicado à Educação numa cidade com tantas instituições de ensino em todos os níveis.
Irene Coimbra de Oliveira Cláudio, é filha de Juvenal Coimbra de Oliveira e Carmen Palicer de Oliveira. Nasceu no Município de Patrocínio Paulista/SP. Passou a infância e adolescência na tranquila cidade de Itirapuã/SP, onde concluiu o antigo curso ginasial em 1966. Em 1967 mudou-se, com a família, para a cidade de Franca com a finalidade de prosseguir seus estudos já que em Itirapuã não havia outro curso além do ginasial. Em Franca residiu por 3 anos, e ali fez o Curso Científico no IEETC – Instituto de Educação Torquato Caleiro. Seu objetivo era fazer Medicina. Em 1969 mudou-se para Ribeirão Preto. Ganhou uma bolsa de estudos do Curso Osvaldo Cruz. Trabalhava durante o dia e estudava à noite.Prestou vestibular pra Medicina, mas não foi aprovada. Desistiu da Medicina e decidiu fazer Letras na Barão de Mauá. Formou-se em 1975 e começou a lecionar, como professora substituta ACT, em 1976. Como professora substituta lecionou em quase todas as escolas de Ribeirão Preto e como professora efetiva passou pelas escolas: Benedito Maciel Arantes; Prof. Domingos J B Spinelli; Prof. José Martimiano da Silva (Antiga Industrial) e Dom Alberto José Gonçalves. Em fevereiro de 1991 decidiu abrir sua própria escola de idiomas no Bairro Jardim Independência e pediu exoneração do Estado. Durante 19 anos esteve à frente de deu “Centro Cultural de Idiomas”. Em 2010, já aposentada, decidiu parar de lecionar e dedicar-se a outras atividades, mas todas voltadas à Educação e Cultura. Em 2011, coordenou a Primeira Antologia Ponto e Vírgula – Poesias, Contos e Crônicas, com participação de 39 escritores. Em 2012 coordenou a Segunda Antologia com participação de 46 escritores e neste ano, dia 25 de maio, lançou a Terceira Antologia Ponto & Vírgula, com participação de 54 escritores. A quarta Antologia, com participação de 60 escritores, já está no prelo, com seu lançamento  programado para a primeira quinzena de dezembro desse ano.
Irene Coimbra é produtora e apresentadora do Programa Ponto & Vírgula, da TVRP desde 2008. Em janeiro de 2013, fundou a Revista Ponto & Vírgula que nesse mês irá para a sua 8a. Edição. Como Escritora, Irene, em 1997 publicou seu primeiro livro: “Pedaços de um Diário”. Em 1998 – “Dr. Hanamaikai e outros contos”. Em 2000 – “Simplesmente Poemas”. Em 2004 – “Entre Poemas” e ” Meu Diário Meia Sete”. Em 2006 – “Denúncias Poéticas, Contos e Crônicas”. E em 2012 – “Poemas de Irene”. Em 2008 e 2009 foi coordenadora do Estande dos Autores Locais e Regionais da Feira do Livro de Rib. Preto.
Irene é casada com Paulo Cláudio. Tem dois filhos, Fernando e Aline, e um neto, Raul.
Enfim,  é com imenso orgulho e satisfação, que nessa noite de comemorações, usei da palavra para saudar a neo-acadêmica Irene Coimbra de Oliveira Cláudio.
Não fosse a imposição dos estatutos da ARE e a amizade que nos prende à neo-acadêmica, outros motivos não teríamos para usar da palavra nesse momento pois é bastante farta a galeria da ARE, em nomes para exercer nesse momento  a função de padrinho da Irene.
Entretanto, imperiosa foi a missão, e dela espero ter-me desincumbido no mesmo nível do amor, carinho e respeito que sinto pela homenageada.
Seja bem-vinda, Irene, ao nosso sodalício.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br